sexta-feira, 6 de maio de 2011

ENTREVISTA GIRLS ON DRUMS 2 : VERA FIGUEIREDO


- VERA, JÁ FAZ ALGUM TEMPO QUE VOCÊ ESTEVE EM CURITIBA PELA ÚLTIMA VEZ E AGORA RETORNA EM UM EVENTO NOVO, QUE REÚNE APENAS MULHERES BATERISTAS E QUE JÁ ESTÁ EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO. O QUE ACHA DISTO? DESTE RETORNO E DENTRO DESTE EVENTO.
Curitiba é um pólo cultural muito importante no Brasil. Voltar e me apresentar na cidade pela quarta vez mostrando o meu trabalho, é um grande prazer. Também considero qualquer manifestação em prol da arte da bateria algo sempre muito bem-vindo. O evento Girls on Drums vem fortalecer e engrandecer ainda mais a nossa arte. Fiquei muito honrada com o convite e será um prazer participar. Na verdade, será a primeira vez que eu participo de um evento somente com bateristas do sexo feminino. Acho muito relevante e principalmente incentivador!

- RECENTEMENTE VOCÊ LANÇOU UM BELO LIVRO DIDÁTICO, PELA HUDSON MUSIC, O LIVRO VERA CRUZ ISLAND. COMENTE UM POUCO COMO FOI O PROCESSO DE ELABORAÇÃO E COMO ANDA A RECEPTIVIDADE ONDE ELE FOI LANÇADO.
Tenho muito orgulho de ter lançado esse livro por uma das maiores editoras do mundo, a Hudson Music. Foi uma conquista. Quando gravei o CD Vera Cruz Island, já estava em meus planos escrever e lançar o play-along por uma editora internacional, esse era o meu foco. Foram dois anos trabalhando em cima desse projeto. Por fim, o baterista de Brasília, Daniel de Oliveira, que nessa época era professor e coordenador de curso junto comigo no IBVF, me ofereceu ajuda, e eu aceitei de imediato. Terminamos o livro e a Hudson Music cuidou de publicá-lo. O livro foi lançado em São Paulo, no  Ao Vivo, e no PAS - Percussive Arts Society, em Indianápolis (EUA). Foram publicadas críticas sobre ele nas revistas Modern Drummer americana, e em revistas da França e da Alemanha. O sucesso nas vendas comprova a aceitação do livro.

- SOBRE EQUIPAMENTOS, COMENTE SOBRE ESTA NOVA PARCERIA COM A MAPEX E PORQUE A ANTIGA PARCERIA COM A PREMIER, QUE JÁ VINHA DESDE 1992 CHEGOU AO FIM.
Primeiramente, gostaria de dizer que eu estou muito feliz de por tocar com a Mapex. Eu sempre tive, e continuo a ter uma ótima relação com os meus patrocinadores. Uma relação de fidelidade, respeito, confiança e muita segurança para ambas as partes. Sinto-me completamente respeitada e feliz. Uma parceria termina quando existe uma falta. Neste momento eu senti que era hora de sair, meu coração me avisou e tudo aconteceu de forma cristalina.  A transição foi simplesmente maravilhosa. Aproveito a oportunidade para agradecer ao Dom Famularo, Otto Choi, Joe Ribbs e a Habro Music.

- VOCÊ ACABA DE RETORNAR DA ALEMANHA, ONDE REALIZOU UM WORKSHOP NA FEIRA MUSIKESSE. DIVIDA COM A GENTE O QUE VIU LÁ E O QUE ACHOU DAS ATIVIDADES NA MAIOR FEIRA DE INSTRUMENTOS DO MUNDO.
A Musikmesse é uma loucura. Já estive na NAMM Show por várias vezes, mas a Messe é realmente grandiosa. Saí do Brasil a convite da MAPEX para tocar na "Performance Is Everything Party at Musikmesse" com músicos incríveis, entre deles o nosso querido Aquiles Priester. Além da apresentação no evento da Mapex, eu tive uma agenda de entrevistas, sessões de fotos com os meus patrocinadores Evans e Sabian, encontro com o Vic Firth, jantares compartilhados com Mike Portnoy, Jojo Mayer, Dom Famularo, encontro com Mike Terrana, Johnny Rabb, entre outros. Andando pela feira, você vai encontrando os seus ídolos e fãs de diferentes países que você nem imagina ter. Muito bom!  

- SHOWS, WORKSHOPS, AULAS OU GRAVAÇÕES NA TV ? O QUE MAIS TE DÁ PRAZER HOJE E QUE TE OCUPA MAIS TEMPO ?
São os meus projetos que ocupam mais o meu tempo. Na verdade, eu gosto de dar aulas, amo fazer workshops, performances, gravar na TV com as minhas amigas.  Gosto de estudar, de compor, de pesquisar, de fazer produção como o Batuka! Brasil. Tudo o que eu faço, faço com amor, então tudo é sempre muito bom de fazer e intenso. Eu posso dizer que eu não gosto é de burocracia, de lidar com pessoas com aquele discurso previsível.  Eu gosto de música. Música é a minha vida.

- VIDEO AULAS, CD'S, TOURS DE WORKSHOPS, EVENTOS INTERNACIONAIS PRODUZIDOS, LIVRO LANÇADO, APOIO DE GRANDES MARCAS, GIRLS ON DRUMS (!) - QUAL O PRÓXIMO PASSO NA CARREIRA DE VERA  E QUAL A MENSAGEM PARA AS MENINAS BATERISTAS ?
Novos projetos: livro novo, disco novo, continuar estudando, ampliação do IBVF, o Instituto de Bateria Vera Figueiredo, que já conta com novos cursos, TV Globo a todo vapor, já são 10 anos de Altas Horas, tours internacionais, eventos nacionais, produção do Batuka! Brasil, que este ano terá uma edição super especial e um novo formato e parceiros. No ano passado, comecei a estudar os “Instrumentos do Samba”. Estudando sempre.
Para todas as bateristas, muita responsabilidade, objetividade, perseverança, estudar sempre para estarem prontas para os desafios. Temos que lutar pelo nosso ideal e mergulhar em nossa escolha.  Então... Girls On Drums!


Nenhum comentário:

Postar um comentário